• 27 3361-7400

  • 27 9 9944-7400

Blog

Projeto Honda CRF 300F


Em 2022 a Moto Litoral completará 25 anos.

 

 

A participação ativa em competições sempre foi uma marca de nossa empresa desde o início de suas atividades, organizando provas e apoiando pilotos. Então como parte da comemoração dessa data marcante, nossa equipe técnica idealizou e realizou o projeto de duas motocicletas muito especiais.

Trata-se de um exercício de desenvolvimento cujo resultado visa homenagear pilotos que no início de suas carreiras tiveram o patrocínio da Moto Litoral e na sequência se tornaram atletas de grande destaque no esporte nacional e até internacional. Vocês sabem de quais pilotos estamos falando?

Essas motocicletas especiais não serão colocadas à venda. Elas ficarão expostas ao público em nosso Show Room em Guarapari até o final de 2021.

A pesquisa de novas técnicas de preparação de motocicletas para competição também tem a finalidade de testar componentes para futura utilização na equipe EDGERS FACTORY TEAM com a qual a Moto Litoral tem parceria nas competições de Enduro com motos nacionais.

 

Conheça um pouco mais da primeira dessas motocicletas:

HONDA CRF 300F

NUMERAL 11

 

 

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS:

SUSPENSÃO DIANTEIRA COM CARTUCHO INTERNO

 

 

Usando como base a suspensão original da 250F, foi instalado um cartucho interno Showa com válvulas de compressão e retorno Race Tech o que levou o desempenho dessa suspensão a um patamar que nunca poderia ser alcançado com o sistema de “flautas” e válvulas emuladoras que normalmente são utilizados nas motocicletas nacionais. A genética das válvulas foi calculada e testada para o melhor resultado na modalidade Enduro, dispondo ainda de ajuste externo nos clicks de compressão e retorno. As molas também foram alteradas de .40 para .43 o que permite um aproveitamento melhor do curso da suspensão em situação de competição. Por se tratar de uma suspensão original modificada seu uso é permitido na maioria dos regulamentos de competições nacionais.

 

SUSPENSÃO TRASEIRA COM RESERVATÓRIO

 

 

Usando como base o amortecedor original da 250F foi realizada a adaptação de um reservatório separado de nitrogênio realizado em liga de alumínio com revestimento Kashima. A conexão com o corpo do amortecedor é direta para evitar o fenômeno da cavitação. A válvula é Race Tech com genética calculada e testada para o um melhor resultado na modalidade Enduro, dispondo ainda de ajuste externo nos clicks de alta e baixa velocidade de compressão. A bateria teve de ser reposicionada para acomodar a nova configuração do amortecedor. Por se tratar de uma suspensão original modificada seu uso é permitido na maioria dos regulamentos de competições nacionais.

 

CABEÇOTE PREPARADO

 

 

No desenvolvimento da preparação do cabeçote tivemos como parceiros a VEICOMER. Empresa especializada em desenvolvimento de motores para competição localizada em Portugal e com 30 anos de experiência no segmento. O trabalho foi desenvolvido com auxilio de banco de fluxo e softwares para que fosse alcançado o máximo potencial nos baixos, médios e altos regimes do motor. Foram usadas válvulas de maior diâmetro e novas sedes realizadas em material cobre-berílio para melhor vedação e durabilidade. A preparação dos dutos é totalmente automatizada feita por equipamento CNC o que permite o acabamento dos dutos de admissão com a textura “bola de golfe” para otimizar a mistura ar/combustível.

 

CILINDRO DO MOTOR

 

 

Feito em parceria com a empresa americana MILLENNIUM TECHNOLOGIES, a camisa do cilindro foi trocada para receber o novo pistão e revestida com NIKASIL, material usado na maioria das motos de competição importadas. Esse revestimento permite redução de atrito, maior durabilidade e melhor lubrificação do conjunto pistão/anéis/cilindro.

 

PISTÃO

Pistão especial forjado ultra leve com apenas 176 gramas sendo 12% mais leve que o original da 250F. O menor peso do pistão reduz a perda de potencia em alta rotação, bastante comum em motores que tem sua capacidade cúbica aumentada. Também evita sobrecarga no conjunto virabrequim/biela o que aumenta a confiabilidade do motor. Possibilita, ainda, uma maior potencia máxima e mais conforto para o piloto.

 

CENTRAL 100% PROGRAMÁVEL

Em substituição à ECU original, utilizamos uma central eletrônica 100% programável (marcas INJEPRO e ATHLON) que permite inúmeras possibilidades de ajuste em todos os parâmetros do motor, em especial na mistura ar/combustível, no ponto de ignição e corte de giros. Esse tipo de central nos possibilitou buscar o melhor acerto para as mais variadas situações de corrida, se ajustando a grandes variações de temperatura, altitude, combustível e tipo de terreno.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

  • Escape Belparts com terminal em fibra de carbono e curva Force Cam
  • Caixa de filtro de ar modificada
  • Taxa de compressão 10, 7:1
  • Combustível gasolina
  • Capacidade cúbica 299cc
  • Volante do magneto aliviado em 200 g
  • Embreagem original com molas reforçadas e alterada para 7 discos
  • Punhos, manetes e discos de freio Edgers
  • Pneus Kenda Washoulgal
  • Capa de banco especial Zoombie “Soft Grip”
  • Bateria Lithiun Skyrich Competição
  • Guidão Renthal 971
  • Suportes de pedaleiras elevado com dispositivo que evita acúmulo de barro
  • Pedal de freio reposicionado com terminal dobrável
  • Guia de corrente reforçado com dispositivo anti torção na balança
  • Banco especial com espuma mais alta
  • Farol em LED

 

Obs: Devido à exclusividade de algumas peças e ao alto custo envolvido, as modificações realizadas nesse projeto não fazem parte da lista de serviços oferecidos por nossa loja aos nossos clientes.

 

Compartilhe:

Modelos em destaque

Copyright © 2024 - Moto Litoral

Desenvolvido por UM Agência

A Moto Litoral identificou diversas fraudes envolvendo a marca (websites, redes sociais, e-commerce, centrais telefônicas, dentre outros), divulgando falsas promoções e ofertas de nossos produtos, tentando enganar os consumidores. Esclarecemos que nossos produtos são comercializados exclusivamente em nossos canais oficiais. Em caso de dúvidas sobre a veracidade de anúncios e ofertas, entre em contato conosco imediatamente pelos canais de atendimento oficiais ou pelo site da concessionária. Agradecemos a compreensão de nossos fãs e clientes e estamos à disposição.